PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 18225 > SEGURANÇA DE VOO ENCONTRO REUNIU 180 PROFISSIONAIS DA áREA DE SEGURANçA DE VOO DA AVIAçãO MILITAR

SEGURANÇA DE VOO

Encontro reuniu 180 profissionais da área de segurança de voo da aviação militar

Publicado: 2014-04-09 10:09:13

  Com a realização das palestras "Resgate do voo 1907 e a justiça militar e o acidente aeronáutico", o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) encerrou o segundo Encontro de elos militares do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), na manhã de sexta-feira (04/04), na capital baiana. Participaram cerca de 180 profissionais da área de segurança de voo da aviação militar.

O vice-chefe do Cenipa, Coronel Aviador Marcelo Marques de Azevedo, destacou a aproximação do órgão investigador com os Elos-Sipaer militares e ressaltou o objetivo do encontro em despertar o interesse pela prevenção, além de ampliar o conhecimento para que seja multiplicado nas organizações militares das Forças. Ele finalizou agradecendo o apoio de todos, em especial, da Base Aérea de Salvador e do Centro de Convenções Militares, sede do evento.

O Diretor da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, de Brasília, Jaime de Cássio Miranda, que proferiu a palestra “ A Justiça Militar e o acidente aeronáutico”, comentou as implicações do acidente aéreo para a Justiça Militar da União e os aspectos de interpretação da lei. O palestrante, que foi oficial da FAB, procurou dirimir as dúvidas relacionadas ao tema, que despertou o interesse da audiência pelos vários questionamentos.

O procurador falou também sobre a necessidade de proteger a informação de investigação de acidente aéreo para o bem da segurança de voo. Disse que é preciso clareza no enfoque da legislação, destacando o conflito em relação ao processo investigatório. "Enquanto o Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) trabalha para evitar perdas de vida e material, o Poder Judiciário investiga o acidente aeronáutico porque em tese há um crime", declarou o diretor Jaime Cassio de Miranda.

O Major-Brigadeiro da Reserva do Ar Jorge Kersul Filho, que coordenou o resgate das vítimas do voo 1907, em 2006, fez um depoimento comovente sobre o trabalho desenvolvido na densa floresta amazônica, na Serra do Cachimbo. Ele divulgou imagens inéditas feitas pela Força Aérea durante as operações de resgate e declarou: "Esta missão não foi levada ao conhecimento da sociedade, mas resta a consciência do dever cumprido".

Durante duas horas, o Major-Brigadeiro Kersul, que era o chefe do Cenipa na época do acidente, mostrou as dificuldades enfrentadas no trabalho de busca, a logística utilizada nas operações e principalmente o desprendimento da equipe de profissionais da Força Aérea Brasileira, que trabalhou exaustivamente para dar uma resposta aos familiares das 153 vítimas. Ele ainda acrescentou informações sobre os resultados e as lições da investigação do Cenipa.

  Visão dos Elos-Sipaer
"Esse encontro foi um despertar de consciência para investirmos mais em prevenção. O trabalho é em longo prazo e precisa ser feito para reduzir cada vez mais as estatísticas. Destaco como importante a participação do Major Brigadeiro Kersul e do Procurador Jaime Cassio, pela troca de experiência com os Elos, já que os dois palestrantes conhecem o Sipaer", afirmou o Coronel Aviador José Eduardo Ruppenthal, chefe da Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (DIPAA), do Departamento de Ensino de Aeronáutica (DEPENS).


"Reunir Oficiais de Operações e de Segurança de Voo de várias partes do Brasil é uma vitória. A presença do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) valorizou o encontro. Todos os assuntos foram pertinentes, mas senti falta de uma abordagem sobre as particularidades de cada aviação militar", afirmou o Major Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, Oficial de Operações do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), de Canoas (RS).

"Tudo o que ouvi aqui, corrobora com a primeira diretriz do comandante da minha Unidade. A prioridade é a segurança de voo", afirmou o Major Aviador Rosenvaldo de Moraes Ribeiro, Oficial de Operações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação (1º/1º GT), do Rio de Janeiro. "O encontro com os Elos-Sipaer militares deveria ser anual. É uma verdadeira reciclagem", disse o Tenente Aviador Carlos Henrique Moreira, Oficial de Segurança de Voo, do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1º/5º GAv), de Natal (RN).

Para o Chefe da Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (DIPAA), do COMGAR, Tenente-Coronel Luís Claudio Veloso Gonçalves, uma oportunidade para reunir a maioria dos Elos-Sipaer e atualizá-los com o que há de mais recente em segurança de voo. "Precisamos aprofundar as informações técnicas para a aviação militar, quanto aos processos de investigação nos parâmetros da legislação Sipaer, e também reorientar na elaboração dos registros preliminares", afirmou o Tenente-Coronel Veloso.

O Comando da Aeronáutica disponibilizou oito aeronaves: dois C-98 Caravan, três C-97 Brasília, um C-95 Bandeirante, um C-99 (Embraer 145) o C-130 Hércules, para transportar os profissionais de segurança de voo até o segundo Encontro de Elos-Sipaer militares. As aeronaves partiram de Boa vista, Manaus, Recife, Canoas (RS), Pirassununga (SP) e Rio de Janeiro, levando representantes de várias organizações da Aeronáutica, Marinha e Exército.